Ser Artesã

Este blog visa dar a conhecer um trabalho com arte, feito pelas próprias mãos.

Mas no artesanato não se utilizam somente as mãos, utiliza-se também a mente, mas sobretudo, o coração. Porque cada trabalho é amor e cada pedacinho de amor retratado na peça, surgiu a partir de uma decisão de mostrar ao mundo o que é o artesanato e assim, enfrentar todo o preconceito que está inerente não só aos artesãos, mas aos artistas e àqueles que com paixão trabalham e embelezam o seu mundo e o nosso mundo.

A vida é pintada, inicialmente, de cinzentos, pretos e brancos e cabe-nos a nós, seus residentes, pincelar umas cores, aqui e ali, até torná-la o mais bela possível. E é isso que eu faço.

E é assim que trabalha um artesão e é assim que eu trabalho. Pego em algo monótono, sombrio, negro e transforma-o no mais singular objecto, em que cada peça é única e feita com um jeito só. Como na vida, em que cada momento é vivido de forma diferente e traduzido dessa forma para a nossa própria memória.

E um artesão ou um artista gostaria de permanecer na memória de todos aqueles que admiraram os seus trabalhos, por isso mesmo. Tocar corações. Provocar lágrimas. Rasgar sorrisos. Pelos sentimentos que lhe despertou aquando a observação das suas peças, feitas com criatividade, perspicácia e carinho! Porque um dia, enquanto caminhava, se deparou com algo artesanal que o remeteu para uma parte da sua própria existência que deve ser relembrada.

Ser artesão é personificar o impersonificável para a maior parte do comum ser humano, é vislumbrar além-fronteiras e percorrer os tortuosos socalcos da não valorização do seu trabalho, contudo, é encontrar uma em cada cem pessoas que se emociona ao olhar para o pedaço de ternura que se lhe afigura diante do rosto. E só isso já vale a pena!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

quadros

Sem comentários:

Enviar um comentário